Com investimento do Estado, Pato Branco vai construir Restaurante Popular 30/04/2024 - 09:32

O município de Pato Branco, no Sudoeste, vai construir um Restaurante Popular com recursos de R$ 4,8 milhões, resultado de convênio entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Prefeitura Municipal. Do total, R$ 3,3 milhões serão investidos pela Seab e R$ 1,5 milhão é o valor da contrapartida do município. O espaço atenderá inicialmente 450 pessoas por dia, mas o projeto prevê o fornecimento de até mil refeições diárias.

“Essa iniciativa vai atender todos aqueles que estejam em insegurança alimentar. É uma rede importante de acolhimento, de proteção, de dar dignidade a quem mais precisa”, destaca o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

São alvos prioritários do atendimento por meio do restaurante popular os idosos, trabalhadores, estudantes, aposentados, moradores de rua, desempregados, ambulantes, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Pelo projeto técnico, o município deve firmar parcerias com universidades para oferecer cursos no mesmo espaço, como orientações sobre alimentação saudável, oficinas sobre o consumo consciente de sal e açúcar e capacitação de boas práticas para manipulação dos alimentos.

“Agradecemos essa ajuda, depois de muita luta. Nós devemos muito à Seab”, disse o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. A princípio, a proposta da Prefeitura é fazer uma cobrança progressiva pela alimentação, a partir de R$ 1,00 a R$ 7,00, conforme o público a ser atingido.

A formalização do convênio, em reunião na Seab nesta segunda-feira (29) contou com a presença do secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, do deputado estadual Luiz Fernando Guerra e dos servidores do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seab, Flávia Edimara da Silva e Jackerson Conrrado.

RESTAURANTES POPULARES – Com o novo investimento, o Estado chega a 24 Restaurantes Populares construídos ou modernizados com apoio do governo estadual. O Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares foi implantado com o objetivo de subsidiar a construção, modernização e reformas de estabelecimentos que ajudem a garantir refeições saudáveis e a preços acessíveis para a população que se alimenta fora de casa.

O programa, executado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab, é destinado a municípios com mais de 80 mil habitantes. Desde 2019 foram apoiados restaurantes em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Paranavaí, Toledo e Umuarama. O total de recursos investidos foi de R$ 23,2 milhões.

SEGURANÇA ALIMENTAR – O Paraná é o segundo estado com maior segurança alimentar do Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril. A pesquisa aponta que em 82,1% dos domicílios do Estado os moradores têm acesso à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, o que representa cerca de 3,5 milhões de domicílios ou 9,5 milhões de pessoas. No ranking nacional, o Paraná ficou atrás apenas de Santa Catarina (88,8%).

O índice considera que os gastos com alimentação destas famílias não comprometem outras necessidades essenciais e que seus moradores não apresentam preocupação quanto à falta de alimento em um futuro próximo.

Além dos Restaurantes Populares, a Seab tem outras iniciativas para ajudar a garantir alimentação de qualidade. Entre elas estão o Leite das Crianças, que distribui diariamente um litro de leite enriquecido para crianças de seis meses a três anos; Cozinhas Comunitárias e Hortas Comunitárias em municípios de médio e grande porte; Feiras Livres; Centrais de Recebimento e Distribuição de Alimentos; Compra Direta Paraná, que adquire produtos da agricultura familiar e distribui para a rede socioassistencial; e os Bancos de Alimentos.